Ciclista

Contrariando plano de governo, Doria não deve expandir ciclovias

Antes mesmos de tomar posse, o novo prefeito de São Paulo, João Doria, recuou em relação a ampliação da malha cicloviária. Nesta quarta-feira, 5 de Outubro, em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo“, o empresário afirmou que não deve dar continuidade ao programa de expansão das ciclovias. “Não [vou ampliar]. Só se houver uma necessidade real e comprovada. Apenas para cumprir meta, não.”, afirmou Doria.

A fala desta quarta, no entanto, é diferente do que foi escrito em seu plano de governo.: “Adequar a malha cicloviária existente e a ser implantada com melhorias de sinalização e iluminação”, diz o documento.

O novo prefeito diz ainda que deve retirar os espaços em locais ociosos. No entanto, em seu próprio plano de governo, quando prometia ampliar a rede, já dava pistas do porque em alguns locais as ciclovias são mais usadas do que em outros. “promover a conexão dos pontos das ciclovias ou ciclofaixas já existentes, implantando, assim, uma Rede Cicloviaria do município”, diz seu programa de governo.

Em outro trecho do programa, é citado o incentivo ao menor uso de meios de transportes com combustível fóssil. “Criar programa para redução do uso do combustível fóssil, atendendo ao disposto na Lei que instituiu a política municipal de mudanças climáticas, para ampliar a oferta de transporte coletivo e estimular o uso de meios de transporte com menor potencial poluidor e emissor de gases de efeito estufa;”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus