A Siemens divulgou em seu site oficial que a autoridade ferroviária federal da Alemanha (EBA) aprovou a operação em testes com passageiros da quarta geração dos trens de Alta Velocidades ICE, operados pela Deutsche Bahn.
O trem foi testado durante 14 meses em “operações de teste internos”. A partir de agora, duas composições ICE4 devem ser “rigorosamente testados em condições reais”, na linha Hamburgo-Hanôver-Nuremberga-Munique. A operação oficial deve-se dar apenas em Dezembro de 2017. “Isso é um feito fantástico, tendo em vista o escopo do projeto”, disse o CEO da Siemens Mobility, Jochen Eickholt.
O novo comboio pode chegar a uma velocidade máxima de 250 quilômetros por hora, possuí 12 carros com comprimento total de 346 metros. São 830 lugares, 205 na primeira classe e 625 em segunda classe. O design aerodinâmico ajuda a reduzir o consumo de energia em cerca de 22% na comparação com um ICE modernizado 1.
Estão previstos inicialmente 130 composições ICE4 que devem substituir os modelos Intercity e frotas Eurocity, em operação desde 1971 e 1991, respectivamente. Futuramente a nova série ainda deve substituir os trens ICE1 e ICE2, fazendo com que o novo modelo seja responsável por 70% por cento da receita de transporte interurbano da Deutsche Bahn.
As negociações foram iniciadas em 2011, onde poderão ser construídas até 300 composições. Trata-se do maior contrato de trem que a Siemens já ganhou em seus mais de 160 anos de história.