Foto: Siemens/ViaQuatro
Um novo trem iniciou operação na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Por ora, a composição roda em dias de menores movimentos, como o caso deste feriado de 7 de Setembro. Nas imagens registradas Richard Mendelsohn, e este blogueiro que escreve, a composição 415 operava no período da manhã.
Neste segundo lote estão previstos 15 novos trens quase nas mesma configurações dos primeiros adquiridos pela ViaQuatro, cujo o contrato com a Hyundai-Rotem foi firmado em 2013. Ao todo chegaram 9 trens, sendo que dois são entregues por mês, e a frota estará completa em dezembro. Todos são produzidos na Coreia do Sul, e chegam de navio pelo Porto de Santos.
A chegada das novas unidades, porém, só está sendo feita a partir deste ano. “Não faz sentido ter trem para ficar parado e nem trem faltando para a operação das novas estações”, explicou o presidente da concessionária na época, Luís Valença, em um comunicado à imprensa.
A fala de Valença refere-se ao primeiro lote de 14 trens comportar a operação das 7 estações em funcionamento. Já este segundo lote deve atender à conclusão da segunda fase, com mais quatro estações, onde as obras foram retomadas no mês passado.