Mobilidade Urbana

MP investiga aumento de multas em Rodovia de SP

Após aumento de 460% no número de autuações em um trecho de cinco quilômetros da rodovia João Cereser, o Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar a medida. A estrada liga Itatiba até Jundiaí. Neste trecho limite de velocidade varia entre 40 km/h e 100 km/h, dependendo da característica da via.

A fiscalização para multar motoristas infratores é feita por radares móveis e fixos. De acordo com o promotor de Justiça Claudemir Battalini, a medida transformou o local em “indústria de multas”. “Se o objetivo foi criar um ponto de vulnerabilidade para surpreender os motoristas, vamos atuar para coibir”, disse.  Caso o MP conclua que existem irregularidades, pode ser pedido a anulação das multas.

Já a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp diz que os limites de velocidade são definidos por estudos técnicos, e tomam como base o traçado e número de pistas, zonas urbanas com alto fluxo de moradores, sempre com o objetivo de melhorar a segurança e evitar acidentes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus