A Bombardier apresentou esta semana na feira InnoTrans, na Alemanha, seu novo modelo de trem destinado a linhas metroviárias: o Movia Maxx. O novo produto tem como objetivo oferecer alta capacidade e melhor valor para os operadores de transportes públicos nas cidades de crescimento rápido do mundo.
Cada carro tem capacidade de transportar até 374 passageiros, resultando no transporte de 3.000 pessoas por comboio de até oito vagões. Trata-se de um aumento na capacidade de 25% em comparação com seu antecessor, o Movia.
Permite que os operadores formem composições de 3 a 8 carros. Pode operar com diferentes modos de potência: 750Vdc, 1,500Vdc e 25kV. O novo trem ainda dá a opção do operador a utilizar sistema driverless, sem a presença de condutor.
A aposta da empresa canadense com o Movia Maxx é propiciar um melhor custo-benefício em termos de capacidade de passageiros, com a redução do consumo de energia.
Andreas Näf, diretor comercial da empresa na América Latina, disse em um comunicado no ano passado que a Bombardier buscava a participação na America do Sul, visando a comercialização nos sistemas de Bogotá, Lima e a construção da Linha 3 do Metro de Santiago. Em cidades brasileiras, Andreas cita os futuros projetos de Curitiba e Belo Horizonte.