Internacional

Alstom apresenta trem movido a células de hidrogênio

Parte da rede ferroviária da Europa ainda não é provida de rede elétrica. Na Alemanha, por exemplo, estima-se que mais de quatro mil vagões sejam movidos a diesel. Visando este mercado, a Alstom apresenta um modelo de composição com zero emissão de carbono.

O comboio pode ser visto na InnoTrans, maior feira da indústria ferroviária, realizada em Berlim entre os dias 20 e 23 de setembro de 2016.

Chamado de Coradia iLint, o trem deve atender a linhas regionais, e não emite CO2, sendo movido a células de combustível de hidrogênio, emitindo apenas vapor e água condensada. Tecnologia semelhante já é testada em ônibus.

O modelo faz parte da série “Coradia”, cujo a família já possui mais de 16 anos de fabricação, e já teve mais de 2.400 trens foram vendidos em todo o mundo. O Coradia iLint será fabricado em Salzgitter, na Alemanha, maior unidade da multinacional Francesa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus