Série 2000 inicia operação na Linha 12 da CPTM

Foto: Trem em testes na Linha 12 – Samuel Tuzi

Conforme foi anunciado neste Blog, um trem da série 2000 (2017-2020) iniciou operação comercial na Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, este domingo, 7 de Agosto. A composição rodava na Linha 11-Coral.

Comenta-se nos bastidores que a Companhia deve realocar trens deste modelo a medida que as novas séries 8500 iniciem a operação no Expresso Leste. Os novos trens possuem portas mais largas, que ajudam no embarque da linha mais carregada da companhia.

Já as composições mais antigas possuem sistema de portas que podem causar maiores problemas à Linha 11. Como a ferrovia que liga o Brás à Calmon Viana possuí um fluxo menor de passageiros, o número de falhas pode ser menor.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

15 Comentários deste post

  1. Na verdade estamos testando a série com usuários somente aos domingos, quando o trem for entregue definitivamente a linha 12 o site oficial da CPTM publicará a informação, hoje à composição deve rodar normalmente na linha 11 e durante a semana toda.

    Renilson Ferrera /
  2. Jah que o problema eh demanda manda eles pra linha 10

    Leandro Vilela /
  3. Bacana.

  4. Qualidade de Metrô, muito bom e moderno esse trem.

    Jocame /
  5. Realmente no domingo passado vi esses trens trafegando pela linha 12 transportando passageiros , mais em compensação na segunda só dava os 4400 , depois do incêndio na subestação de Calmon Viana eles estão em peso na linha 12 , a única vantagem é que são mais rápidos que os Caf’s e os Alstons

    Rafa /
    • Vão na mesma velocidade, o que acontece é que esses trens fazem muito barulho e pulam muitos, se fossem mais rapido que os caf’s e Alstom alcançariam os mesmos.

      Rsantos / (em resposta a Rafa)
    • Vão na mesma velocidade, o que acontece é que esses trens fazem muito barulho e pulam muitos, se fossem mais rapido que os caf’s e Alstom alcançariam os mesmos.

      Rsantos / (em resposta a Rafa)
  6. Realmente parece Metrô. Já viram o pai que ele dá no trecho dos túneis da linha 11? Realmente, igual Metrô.

    Ricardo /
    • Os trens da CPTM são projetados para andarem mais rápido ainda do que as composições do Metrô, na maioria das vezes só não andam devido a incompetência da manutenção que até hoje não resolveu os problemas das linhas e faz parecer que o processo de modernização a passos de lesma está piorando as coisas ao invés de melhorando. A população está muito mal acostumada, a CPTM já deveria ser semelhante as linhas do Metrô não é de hoje, mas pelo menos a décadas, isso só está acontecendo agora devido as irresponsabilidades dos governos.

  7. Estes trens novos são mais potentes?
    Podem correr mais e adiantar as viagens ?
    Ou mais do mesmo?

    fabio /
  8. Uma composição da série 2000 recebeu o mesmo mapa que está na série 8500, talvez isso indique que a Série 2000 possa ir pra outras linhas fora a linha 12.

    Marcos Silva /
  9. E quanto os trens da linha 12 que está la na linha 11 vão devolver?

    pedro /

Deixe uma resposta