A companhia “Sistema de Tren Eléctrico Urbano – SITEUR”, na cidade Mexicana de Guadalajara, apresentou uma réplica em tamanho real dos novos trens que estão sendo produzidos para a Linha 3, que está em construção. As 18 composições estão sendo produzidas pela Alstom em Barcelona, cada uma com 3 carros, cujo o modelo do trem é da família Metropolis.
O novo ramal terá ainda 2 sistemas de controle de tráfego, o ATO (Automatic train Operation) e o CBTC (Communications-Based Train Control), ambos para melhorar significativamente as condições de funcionamento.
Os veículos são constituídos de alumínio, que permite que as unidades apresentem maior resistência e durabilidade. O trem é alimentado por 1500 mil volts e frenagem automática. Possui capacidade para 589 passageiros, velocidade operacional máxima de até 80 km/h, 52,8 metros de comprimento e 24 portas de 1,3 metros de largura.
O sistema possuí atualmente 2 linhas, com 28 estações e transporta 240 mil passageiros por dia. A extensão da rede é de 24 km com 48 veículos.