VLT

China apresenta VLT elétrico por supercapacitor

A China apresentou esta semana seu primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos por supercapacitor, concebido de forma independente. O VLT produzido na Província de Hunan utiliza o armazenamento de energia sem depender de rede elétrica e pode ser recarregado em 30 segundos antes de percorrer um trecho de 3 a 5 quilômetros.

O trem produzido pela Zhuzhou Electric Locomotive Co. e CRRC Corporation Ltd, maior fabricante de produtos ferroviários do país, pode transportar até 380 passageiros com velocidade de até 70 KM/h.

“Esta é a primeira vez que toda a tecnologia, mesmo as peças, são produzidas na China”, segundo o engenheiro-chefe Suo Jianguo da Zhuzhou. O veículo ainda pode reutilizar 85% de energia regenerada a partir das frenagens.

Mas o modelo de supercapacitores não é novidade para a empresa. Em 2012, a Zhuzhou Electric Locomotive produziu um trem metropolitano usando a mesma tecnologia de armazenamento de energia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus