Monotrilho

Vídeo mostra detalhes da Linha 18-Bronze

Foi divulgado um novo vídeo com as projeções da futura Linha 18-Bronze, que ligará a estação Tamanduateí, em São Paulo, com a parada Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As imagens foram disponibilizadas no YouTube pela Tetra Arquitetura.

O vídeo informa que as composições do monotrilho, que serão produzidas pela Scomi, terão cinco carros cada, com capacidade para 650 passageiros por trem. Contará com sistema driverless, sem a presença de condutor, e as estações terão Portas-plataforma.

Trata-se da Primeira Parceria Publico Privado – PPP que engloba uma obra de Monotrilho no País, onde o Consórcio Vem ABC deve construir e operar a linha, com investimento de 5 bilhões de reais, e obras previstas durante 4 anos.

A velocidade média dos trens serão de 35 km/h, e a nova linha deve promover uma racionalização de percursos das linhas de ônibus existentes. Nas proximidades da estação Tamanduateí, será instalado um pátio de manobras.

Além da conexão com a Linha 2-Verde e 10-Turquesa, o monotrilho terá uma futura conexão com a Linha 20-Rosa do Metrô na Estação Afonsina.

O monotrilho terá 14,9 Km de extensão e 13 estações, incluindo, ainda, um estacionamento para seis composições ao longo da linha.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus