SPTrans

TCU cancela por definitivo licitação do Corredor Radial

O Tribunal de Contas da União cancelou em definitivo a licitação do trecho 1 para o Corredor de Ônibus da Radial Leste, que teria 12 km e ligaria o centro a zona leste. Apenas 1% da obra foi executada.

O órgão entendeu que houve restrição à competição na concorrência, vencida por R$ 439 milhões (valor de 2013) pelas construtoras OAS e EIT Engenharia. Além disso, os orçamentos da obra estariam com sobrepreço (valores acima do mercado) e o projeto básico era falho.

Prefeitura, Caixa e o consórcio da obra informaram que os aumentos se deviam a complexidade da obra que incluía túneis e viadutos e apenas uma parte dessa justificativa foi aceita.

Outro ponto apontado foi que o critério de vetar que empresas ganhassem mais de um contrato para a construção de corredor de ônibus, que para a Prefeitura contribuiria para o aumento da competição, não era justificável para o caso.

O TCU também entendeu que na pré-qualificação, os critérios adotados fizeram que houvessem apenas 23 empresas para disputar 15 corredores. Também foi determinado que os recursos federais para o projeto continuem bloqueados.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus