Pátio Tamanduateí | Foto: Marcelo Leandro
Brasil

Operadoras de Metrô e Trem querem redução da tarifa de energia

Foto: Marcelo Leandro

Operadoras do transporte ferroviário para passageiros pedem ao Ministério de Minas e Energia redução da tarifa de energia. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos -ANPTrilhos, Joubert Flores, a solicitação é que os valores economizados sejam integralmente revertidos em melhorias para o sistema. De quebra, 10 milhões de usuários transportados diariamente em todo o país poderiam ser beneficiados.

A proposta foi apresentada ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. “Não estamos pedindo descontos, mas que se estudem as particularidades do transporte metroferroviário. É importante descobrirmos uma forma de as empresas continuarem prestando serviço com qualidade, sem serem oneradas a um ponto quase impossível de absorver”, disse o presidente da ANPTrilhos.

A entidade representa operadoras como a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e os metrôs de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Gastos

Segundo a entidade, tais gastos com energia representam o segundo maior item da planilha de custos das operadoras públicas e privadas de transporte metroferroviário, ficando atrás de mão de obra e à frente de custos com manutenção. “Os gastos das empresas com energia praticamente dobraram entre 2013 e 2015. Seria ótimo voltarmos a ter esse desconto, mas não é isso que estamos pleiteando, pois sabemos o momento que o país está vivendo”, afirma Joubert.

O presidente da ANTP quer que o dinheiro economizado com a eventual redução das tarifas de energia elétrica seja reinvestido na melhoria do próprio sistema.

Com as informações de Agência Brasil

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus