Mobilidade Urbana

Marta promete rever ciclovias e velocidade em marginais

Esta quinta-feira, 28 de Julho, foi a vez da senadora Marta Suplicy em participar da rodada de entrevistas promovida pela Folha/Uol/SBT com os candidatos à prefeitura de São Paulo.

Com um tom mais ameno em relação ao adversário João Dória, do PSDB, a ex-petista que agora está no PMDB, admite “rever” as velocidades máximas nas marginais. Dória promete voltar as velocidades nas marginais na semana seguinte, se for eleito.

Questionada sobre as reduções nos índices de mortes, constatado pela prefeitura após as reduções, Marta atribui o fato a crise. “Não acho que foi necessariamente esta mudança que contribuiu”, afirma.

Sem citar números ou estudos, a senadora afirma que as pessoas estão usando menos o carro. Ela critica uma eventual “Industria da multa”. “Parece que estão [os motoristas] em uma armadilha constante. Parece que é um radar para arrecadar”, diz Marta em relação a fiscalização nas vias.

Uber e táxis

A posição da candidata é similar ao do ex-candidato do PSD, e agora vice em sua chapa, Andrea Matarazzo, em promover uma isenção geral tanto para táxistas quanto para pessoas que trabalham com aplicativos, como o Uber. “vamos ter que sentar e fazer toda uma negociação novamente”, diz Marta. A senadora diz também que deve estudar a permanência dos táxis em corredores.

Risos

Perguntada sobre a intenção de João Doria em promover Parceiras Público Privadas para corredores de ônibus, a senadora afirma que riu da proposta. Marta questiona a contrapartida que o empresário teria, e que obras deste tipo são caras. “Quem investe de uma PPP, quer retorno…a propaganda, já tem os abrigos…dentro dos ônibus, tem a concessão”.

Marta aventa a hipótese da medida servir como tentativa de pedagiar carros em corredores, o que descaracterizaria a função das estruturas ao transporte coletivo.

Ciclovias

A candidata promete rever ciclovias, mas não deixou claro se deve diminuir a malha. Afirma que vai expandir na periferia, e promover uma maior intermodalidade. “gosto das ciclovias, faz parte de uma cidade moderna”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus