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Linha H do Metrô de Buenos Aires passa a operar com CBTC

O sistema metroviário de Buenos Aires ganhou seu primeiro trecho operado com o sistema de sinalização CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, fornecido pelo Siemens, mesmo fabricante da tecnologia presente na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo.

No último dia 4 a linha H foi reaberta ao público, após ter sido fechada por uma semana para testes finais e treinamento realizado com a nova frota de trens produzidos pela Alstom.

De acordo com a operadora SBASE, a Linha H é o primeira na rede de Buenos Aires ter uma frota totalmente nova, com ar condicionado. Um total de 120 carros foram encomendados para a extensão.

O Metrô da Capital da Argentina transporte em média, 1,7 milhões de passageiros por dia, em uma rede de 55,6 quilômetros de extensão, e seis linhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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