Foto: Eduardo Saraiva/ A2IMG / Fotos Públicas
CPTM

Estação da CPTM ficará pelo menos 2 km distantes de terminais 2 e 3

Foto: Eduardo Saraiva/ A2IMG / Fotos Públicas

Com  previsão de entrega para o começo de 2018, a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, deve ficar pelo menos 2 quilômetros distantes do terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos e 3 km do terminal 3, considerado os locais de maior movimento. A Estação Aeroporto ficará próximo ao terminal 1, onde partem voos da Azul e Passaredo.

A concessionária que administra os terminais previa a construção de um monotrilho entre a CPTM e os terminais de maiores movimentos. Porem, as obras sequer começaram. Como medida provisória, podem ser instalados ônibus para ligar os pontos.

A GRU Airport afirma em nota à imprensa que “está avaliando as alternativas técnicas” e que o “cronograma do projeto” —não especificamente do monotrilho, mas de alguma opção de transferência— “está em linha com o prazo de entrega das obras” da CPTM.

Outra ideia também abortada é o serviço direto entre o Brás e Guarulhos. Os trens devem mesmo partir de Engenheiro Goulart rumo a Guarulhos, com intervalo de partida entre de oito minutos.

O projeto teve seu primeiro anúncio em 2002 com a primeira previsão de entrega para 2005. Mas as obras só tiveram início efetivamente em 2013.

Com as informações de Folha de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus