Monotrilho

BYD quer entrar para o mercado de Monotrilhos

Conhecida mundialmente na fabricação de ônibus elétricos, incluindo o Brasil, a Chinesa BYD tenta emplacar no mercado de produção de monotrilhos. O meio de transporte vê sinais de ressurgimento no país.

“Muitas cidades têm se aproximado de nós para discutir implantação de monotrilhos”, afirma o presidente da empresa, Wang Chuanfu, de acordo com publicação do site Gulf Times. A empresa aproveita suas relações com os municípios e o know-how no transporte público urbano com anos de comercialização em veículos elétricos.

Segundo ainda Chuanfu, concorrentes da empresa já estão envolvidas em projetos de trens aéreos, como o caso da empresa Banguecoque BTS Group, que utiliza 208 vagões construídos pela Siemens e CRRC Corp na capital da Tailândia, está última concorrente da BYD.

Trens com maior capacidade

A empresa deve utilizar sua tecnologia para construir os sistemas de monotrilho, que serão pagos pelos governos locais. Há planos de construção de um trem com capacidade de transportar 1.600 passageiros, o que superaria o Innovia 300, da Bombardier, em operação em São Paulo com capacidade de levar 1.000 pessoas. Testes devem começar em setembro em uma unidade da empresa em Shenzhen, sudeste da China.

mono
Innovia 300, da Bombardier, com capacidade em torno de 1000 passageiros

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus