Internacional

Suécia testa caminhão elétrico

Sistemas de transportes elétricos resultam na redução de emissão de poluentes, além da maior eficiência dos veículos. Estas são as características associadas aos trens elétricos ou aos trólebus. Mas, uma experiência na Suécia promete levar as qualidades destes meios de transportes a outro modal: o caminhão!

Scania-electric-road-5-774x568

A “estrada elétrica” foi inaugurado em 22 de junho próximo da cidade de Gävle, na região central do país. Trata-se de uma parceria entre o governo sueco com objetivo de promover o transporte livre de emissões.

A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens e a Scania fornecendo os caminhões G 360 4×2 movidos a eletricidade, que irão operar em condições reais de tráfego, em um trecho de dois quilômetros.

Electric road hybrid truck, Scania G 360 4x2 (Hybrid Truck with Siemens pantograph on the roof)Gävle, SwedenPhoto: Tobias Ohls 2016

Os veículos são dotados de pantógrafos similares aos trens ou VLTs, e em trechos desprovidos de rede elétrica, a energia passa a ser fornecida pelo propulsor de 9.0 litros de 364 cv movido a biodiesel, que trabalha ligado ao motor elétrico de 130KW e 107,1 kgfm de torque movido a bateria.

Scania-electric-road-3

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus