Ciclista

Nº de ciclistas cresceu quase 10 vezes na Av Paulista

Foto: Heloisa Ballarini/Secom

A ciclovia mais emblemática da cidade de São Paulo completou um ano de existência. Inaugurada em 28 de Junho de 2015, a via simboliza um importante eixo para a malha cicloviária, e que foi protagonista de algumas polêmicas, como a cor do concreto, que na visão de críticos ao projeto, seria uma propaganda disfarçada do partido do prefeito em exercício.

Mas a estrutura possibilitou um aumento no número de ciclistas, que deixaram o carro em casa, ou um lugar vago no transporte público.

A prefeitura divulgou esta semana números importantes da ciclovia: Uma medição realizada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) registrou 2.148 ciclistas em 24 horas, sendo 234 em apenas uma hora, entre às 21 e 22 horas.

Inauguração da Ciclovia | Foto: Rafael Narchi
Inauguração da Ciclovia | Foto: Rafael Narchi

Na comparação com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na média, o volume de ciclistas que passam pelo local no período do fim da tarde cresceu em quase dez vezes entre 2014 e 2015. Enquanto antes da ciclovia eram 169 ciclistas na avenida entre às 17 e 20 horas, após a inauguração, a média passou para 1.685.

Este crescimento é explicado pelas conexões da via aos ciclistas, nas duas pontas da avenida. No Paraíso, existem vias de acesso ao Jabaquara, Centro e Ibirapuera. Já na Consolação, o ciclista pode ir seguro para Higienópolis, Pacaembu, e também ao centro via Rua da Consolação.

Outro fator importante é o bicicletário municipal que funciona 24 horas por dia na Praça dos Arcos, no final da Paulista.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus