CPTM Metrô SP

Metrô e CPTM perdem passageiros devido a crise

A atual crise financeira do país, e consequentemente o desemprego diminuíram o número de passageiros no Metrô de São Paulo. Segundo dados da companhia revelados no jornal O Estado de São Paulo, o sistema metroviário perdeu 86 mil passageiros por dia entre janeiro e maio, voltando ao patamar do que era transportado em 2013.

Os números mostram que a média diária de passageiros transportadas nas seis linhas, incluindo a 4-Amarela e 15-prata, caiu de 4,46 milhões, entre janeiro e maio de 2015, para 4,37 milhões no mesmo período deste ano. Este cenário, por sua vez deve, resultar em queda de até R$ 60 milhões na receita tarifária neste ano.

As seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM também registraram queda transportando 6,6 milhões de passageiros a menos nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com igual período do ano passado.

O transporte por ônibus, no entanto, ganhou usuários na cidade de São Paulo. O número de viagens passou de 1,17 bilhão para 1,18 bilhão nos cinco primeiros meses, em comparação com igual período do ano passado. Entretanto a variação é tímida, com aumento de 0,34%.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus