Ônibus de Curitiba em frente ao Museu Oscar Niemeyer | Foto: Renato Lobo
BRT

BRT de Curitiba tornou cidade “mais inovadora do mundo”

Em uma nova reportagem do jornal The Guardian, a publicação britânica afirma que ideias radicais fizeram que Curitiba tornasse a “cidade mais inovadora do mundo” e que a localidade tem “padrão ouro de planejamento urbano sustentável”.

“A maioria das cidades da América do Sul separa as funções urbanas. Curitiba foi a primeira cidade que, nas suas decisões, trouxe tudo junto”, disse Jaime Lerner para a publicação. Lerner é arquiteto e urbanista, tendo sido prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná.

“Se você visitar Curitiba, a arquitetura é comum: alguns edifícios terríveis, alguns bonitos. Mas quando você olha para os parques, a arquitetura é grandiosa”

A escolha do BRT

Ainda que se discuta a implantação de Redes de Metrô na cidade, os corredores de ônibus cumpriram e cumprem seu papel fundamento no deslocamento da capital. Enquanto a maioria das metrópoles desenvolviam projetos para a instalação de transportes sobre trilhos, Curitiba ganhou os ligeirinhos.

Estação Tubo | Foto: Renato Lobo
Estação Tubo | Foto: Renato Lobo

Entre as inovações destacadas pela reportagem estão as plataformas elevadas, ônibus biarticulados, além do sistema de pré-pagamento.

Pedestres

Outro ponto levantado pela reportagem é a transformação da Rua XV de Novembro em calçadão, dada como a maior ‘ideia radical’ citada pelo Guardian.

Rua XV de Novembro - Curitiba
Rua XV de Novembro – Curitiba

Claro que a medida encontrou resistência de comerciantes e moradores. Lener afirma que da noite pro dia, literalmente, a rua foi fechada para carros. O texto diz que o projeto é caracterizado por um tipo de planejamento dado como “agir agora, ajustar depois”.

O jornal pondera que Curitiba, ainda sim, enfrenta alguns problemas, sobretudo com o aumento do número de carros e motos, e índices de violência, mas que as ações feitas em décadas passadas não perderam seu valor.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus