A rádio Bandeirantes iniciou uma campanha intitulada #Circovia, onde ouvintes e repórteres divulgam imagens na página do Facebook da emissora, os pontos críticos da malha cicloviária de São Paulo. Não faltam fotos e vídeos que mostram buracos, remendos e alguns até questionam o espaço que a via para ciclistas ocupa o que seria “exclusivamente” do carro.
Nos posts na rede social, são vistos muitos comentários de ouvintes que desaprovam a medida adotada pelo prefeito Fernando Haddad.
Mas, a ação da rádio incomodou os ciclistas, e alguns deles questionam o fato da emissora não ter dado voz a quem realmente usa as estruturas. Em um grupo da rede social chamado “Bicicletada SP“, ciclistas postaram prints de seus celulares com imagens dos trechos em funcionamentos, questionando o fato da emissora não ter divulgado o ponto de vista de quem pedala.
“Criticas são sempre bem vindas, afinal ciclovia tem problemas pontuais…O problema que essa campanha não é nada construtiva, ela é destrutiva”, afirma Mauricio de Andrade, que faz parte do Coletivo Bike Zona Oeste.
Na visão de outro ciclista, que postou um print com sua mensagem enviada ao whatsapp da rádio (fone: 11 9 9904 8756), ele afirma que a campanha ajuda a fomentar o ódio pela prática de usar a bicicleta como meio de deslocamento:
Em outra imagem postada no grupo dos ciclistas, uma resposta que seria de um funcionário da emissora, que diz que a campanha se trata de uma “decisão editorial“:
Já nesta imagem, o ciclista mostra trechos da malha que possuem frequência maior de bicicletas:
Em outra resposta, um funcionário da rádio diz que a campanha tem um intuito de cobrar a administração pública sobre melhoria para os ciclistas: