SPTrans

92% aprovam faixas de ônibus em São Paulo

Uma pesquisa feita pelo Ibope e Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo – SETCESP apontou que a maioria da população aprova as faixas exclusivas de ônibus: 92%, contra 7% que desaprovam a medida.

Já as ciclovias tem índice de aprovação de 51%, e são rejeitadas por 44%. Uma minoria acha que os espaços aos ciclistas pioraram o trânsito: 21%. Cabe lembrar que as ciclofaixas não retiraram vias de rolamentos dos carros. As estruturas foram instaladas no lugar de vagas de estacionamento, em sua maioria.

Em novembro de 2015, 56% dos entrevistados aprovavam o projeto das ciclovias. O levantamento naquele mês foi feito pelo Datafolha.

Já o estudo do Ibope trouxe um panorama dos deslocamentos na capital. 51% disseram usar o ônibus como meio principal de transporte. O automóvel apareceu com 24%, metrô com 13%, trem com 4%, moto com 2%, e bicicleta e táxi, cada um com 1%.

Redução de velocidade

A pesquisa do Ibope aponta ainda que a redução das velocidades máximas na capital dividem opiniões: 51% aprovam a medida e 46% rejeitam.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus