Greve

Reunião tenta evitar paralisação de ônibus em São Paulo

Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Nesta manhã, uma reunião entre os empresários e trabalhadores pode evitar a paralisação dos ônibus da capital paulista, marcada para a tarde desta quinta-feira, 19 de maio, das 14h às 16h. Caso o protesto ocorra, será nos mesmos moldes do registrado nesta quarta, com fechamento de terminais, atingindo todas as linhas do sistema.

A categoria reivindica aumento real de 5% nos salários, no entanto, o SPUrbanuss, sindicato das empresas, oferece 2,31% alegando restrições financeiras.

Já a prefeitura descarta aumento no subsídios as viações, porém admite que pode complementar o aumento de custos com as gratuidades. “A Prefeitura está pagando a passagem desses estudantes que adquiriram o direito. Todo mês cresce esse número” – disse o prefeito Fernando Haddad.

O subsídio ao transporte vem aumentando nos últimos anos. Dados da São Paulo Transportes – SPTrans revelam que em relação ao período de janeiro a maio do último ano de gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, comparado com o valor repassado atualmente, cresceram 150%. Os motivos seriam a ampliação das gratuidades, e o congelamento da tarifa, após os protestos de 2013.

A prefeitura aguarda equacionar esta questão com a nova licitação, porem a concorrência pública está barrada pelo Tribunal de Contas do Município – TCM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus