Brasil

DF quer rede de Metrô, VLT, BRT e Ciclovias

Foto: Lucas Chiconi

Nova rede de transportes deve conter Metrô, VLT, BRT, Ciclovias e Bilhete Único

Brasília viu nos últimos 10 anos sua frota de automóveis dobrar. A constatação é do secretário adjunto de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Damasceno.

“Temos 1,77 pessoa por automóvel no Distrito Federal. Temos 55 automóveis para cada 100 habitantes e, para levar essa quantidade de habitantes, precisamos apenas de um ônibus. Brasília tem a menor taxa de uso de coletivos do país. Por isso, precisamos investir em transporte coletivo de qualidade. O transporte público tem que ser atrativo, precisa gerar conforto para a população.”, diz Damasceno.

Como tentativa de contornar esta situação, seguindo tendência mundial de investimentos em mobilidade urbana, a administração local lançou o programa Circula Brasília. Tratam-se de diretrizes políticas que devem contribuir para o poder público tirar da gaveta alguns projetos de transportes.

Entre eles estão a adoção do Bilhete Único, obras em rodovias, ampliação da malha cicloviária e ações no transporte público, com a construção de uma malha integrada de Metrô, Corredores de ônibus do modelo BRT (Bus Rapid Transito) além de um VLT (veículo leve sobre trilhos).

O Governo do Distrito Federal planeja gastar inicialmente R$ 6 bilhões, no qual R$ 1,6 bilhão já estariam disponíveis. O restante viria de novos financiamentos e em Parceiras Público Privados (PPP).

O desafio é gigantesco, mas o programa vai mudar o paradigma da mobilidade urbana do DF. Não se trata de mais um plano diretor, e sim de ações concretas. Estamos trabalhando para que o usuário de transporte pegue o ônibus de um lado e chegue do outro com menos tempo no trânsito e com mais conforto”, diz o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas,

Expansão do Metrô

Segundo ainda a administração do DF, a expansão do metrô para a região norte deve começar em junho de 2018 e ficar pronta em maio de 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus