Internacional

Cidade dos Estados Unidos ganha VLT com passe livre

Kansas City, a cidade mais populosa do estado do Missouri, nos Estados Unidos, ganhou uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos, após a desativação de sua redes de bondes, há 50 anos, evidenciando a retomada do transporte ferroviário urbano. No dia 6 de maio, a linha com 3,5 quilômetros foi entregue, contendo 10 paradas. As obras foram iniciadas em 2014.

O projeto foi financiado por meio de aumento do imposto sobre vendas de produtos e serviços que são comercializados ao longo do percurso. Com isso, as viagens são gratuitas. É operado pela KC Streetcar – Kansas City Trolley Company.

O material rodante foi produzido pela CAf, em sua unidade em Elmira, Nova York. São constituídos por três carros, com comprimento total de 23,6 metros, tendo capacidade para 156 passageiros, incluindo 32 sentados. O intervalo entre as composições é de 10 minutos no horário de pico.

Os trens são dotados de sistema de baterias que fornecem capacidade para deslocamento do trem sem a conexão com a rede elétrica, caso alguma pane afete o sistema elétrico.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus