Portas de Plataformas funcionam em horário integral na Linha 3

As portas de plataformas da estação Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha [Palmeiras Barra Funda – Corinthians Itaquera] iniciaram o funcionamento em horário integral. A informação foi confirmada pela diretoria da companhia em reunião com blogueiros e atuantes nas redes sociais na noite desta terça-feira, 5 de abril.

Os equipamentos foram instalados a partir de 2010, mas uma das fornecedoras, (a Trends) apresentou problemas financeiros, fazendo com que as obras fossem paralisadas no início de 2011. Eram previstos inicialmente que outras 12 estações teriam os equipamentos que dão mais segurança aos usuários, entre elas Artur Alvim, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Marechal Deodoro.

Posteriormente, o Metrô rescindiu o contrato com as empresas que estão prestando o serviço: “Após a finalização da instalação das portas em Vila Matilde, o Metrô iniciará processo de rescisão do contrato (que prevê a instalação em outras 12 estações), já que ficou comprovada, pela experiência em Vila Matilde, a falta de capacidade da empresa em executá-lo.” – disse a nota do Metrô enviado ao Via Trolebus em 2014.

A partir de então, a empresa coreana (Poscon) assumiu o projeto contratado e retomou os trabalhos de instalação das portas em junho de 2012.

Frota G

Outra informação que diz respeito a operação da Linha 3-Vermelha, são os trens da frota G, originalmente adquiridos para rodarem na Linha 2-Verde. Até o momento, cinco composições operam na antiga linha leste-oeste, e até o final do ano, todos os 16 trens devem ser trazidos ao pátio Itaquera para prestar serviço na linha mais carregada do sistema metroviário paulistano.

Frota G na Linha 3-Vermelha - Foto de Tiago Costa

Frota G na Linha 3-Vermelha – Foto de Tiago Costa

De acordo com a diretoria da empresa, a medida ajuda na operação, uma vez que estes trens possuem portas mais largas. Recentemente também foram habilitadas os anúncios automáticos nestas composições, que estão em implantação.

Esta troca de frotas está sendo possível com a entrada de trens modernizados em operação na Linha 2, configurados com o sistema CBTC, presente na ligação entre Vila Madalena e Vila Prudente.

 


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

19 Comentários deste post

  1. Ou seja, os trens que seriam da linha verde, não serão mais da linha verde?

    Lucas /
  2. Certo. Agora uma dúvida, será feita nova licitação para instalação nas outras estações ou ficou ” deixa pra lá?”

    Renato /
  3. Apenas para criar polemica, por que a foto em destaque é a de C. Itaquera e não a “Palmeira B.F.”? Hein??

    Eduardo urashima /
  4. Essas portas da Vila Matilde, já virou Novela, raríssimas vezes que vi estas portas funcionando. Funciona um dia da Semana e fica 6 parados!!!
    -Agora; Tirar os trens da linha Verde para colocar na linha vermelha, verdadeiro absurdo. Já não Basta uma época que tiraram todos trens da Frota H que rodavam na linha 1 e colocaram nesta bendita desta linha, agora vem com esta de tirar os da Frota G para colocar também só por causa de portas mais larga? Melhora em quê se esta linha continua cheia do mesmo jeito? Isto para mim é aumentar mais peixe na lata de sardinha, pois os horários de picos torna-se insuportável o embarque. Uns Bandos de sem educação que só sabem empurrar as pessoas, estes periféricos do extremo leste… Acessos mais rápidos para os vendedores ambulantes facilitarem suas vendas irritantes nos vagões que é um verdadeiro pé no saco…é isso?
    -Utilizou tanto dinheiro com desvios e carteis, pq não aproveitou o dinheiro investindo as reformas das frotas A,C e adptaram as portas mais largas, não seria mais fácil? Não deram tempo de pensar nisto antes?
    Linha 3 vermelha, vou te falar viu…Linha de zoião…

    Santos /
  5. Mudando toda esta frota, os problemas técnicos e atrasos continua do mesmo jeito. É indiferente…Pois todo dia uma linha de cada vez tem problemas técnicos… Um dia é a 1; outro dia é a 2; outro dia é a 3 e por ai vai…Observa isto, gente se é verdade ou mentira que está sendo dito…

    Santos /
  6. Referente a porta plataforma: nunca irão sair as portas para as demais estações, na minha opinião. Já referente a frota G na linha 3 deixo 2 questionamentos: 1) colocaram adesivo da linha 3 no lugar dos mapas dinâmicos da linha 2. Porque não se pensaram quando fabricaram os trens de colocar os mapas dinâmicos que contemplam as linhas 1, 2 e 3 do mesmo lay-out dos trens das frotas I, J, K e L? 2) Os anúncios automáticos há muito tempo está em implantação: E até quando isso será resolvido? Porque enquanto isso não se ouve nada do que é anunciado pelos maquinistas. Obrigado.

    Michel N Silva /
  7. Lembrando que esta funcionando desde o mês passado em dias uteis essas portas, pego a linha 3 todo dia, e falando em frota G, esses carros na linha 3 são muito gelados só por deus, horrível pega-los, e quanto aos intervalos só irão melhorar quando tiver o CBTC, caso contrario continuarão irregulares como vejo todos os dias, piada.

  8. As portas de plataforma da estação de Vila Matilde estão funcionando direto desde o domingo dia 21 de Março. Não serão implementadas em nenhuma outra estação da linha 3, devido a falta de alinhamento correto dos trens com as portas. A dificuldade em se alinhar os trens com as portas é notória, visto que a linha possui 4 tipos de frotas de trens atualmente. Ajustar a antena do ATO para coincidir com a correta parada dos trens as portas é muito complexo para o Metrô, ao posso que mascaram tal realidade colocando a culpa na instaladora das portas, dizendo da incapacidade de instalar o sistema. Oras, não é a mesma empresa coreana que aplica as portas para as estações da Linha 4 – Amarela e instalou para a Linha 2 – Verde? Por que a incapacidade só para a linha 3? Questionem-se.

    Marcio Silva /
  9. Se pretendem (se é que farão mesmo) colocar portas em outras 12 plataformas da linha 3, porque não fazem em todas as estações? Onde estão, na lista, Santa Cecília, Patriarca, Guilhermina-Esperança e Pedro II?

    Rodrigo Branquinho /

Deixe uma resposta