Metrô SP

Portas de Plataformas funcionam em horário integral na Linha 3

As portas de plataformas da estação Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha [Palmeiras Barra Funda – Corinthians Itaquera] iniciaram o funcionamento em horário integral. A informação foi confirmada pela diretoria da companhia em reunião com blogueiros e atuantes nas redes sociais na noite desta terça-feira, 5 de abril.

Os equipamentos foram instalados a partir de 2010, mas uma das fornecedoras, (a Trends) apresentou problemas financeiros, fazendo com que as obras fossem paralisadas no início de 2011. Eram previstos inicialmente que outras 12 estações teriam os equipamentos que dão mais segurança aos usuários, entre elas Artur Alvim, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Marechal Deodoro.

Posteriormente, o Metrô rescindiu o contrato com as empresas que estão prestando o serviço: “Após a finalização da instalação das portas em Vila Matilde, o Metrô iniciará processo de rescisão do contrato (que prevê a instalação em outras 12 estações), já que ficou comprovada, pela experiência em Vila Matilde, a falta de capacidade da empresa em executá-lo.” – disse a nota do Metrô enviado ao Via Trolebus em 2014.

A partir de então, a empresa coreana (Poscon) assumiu o projeto contratado e retomou os trabalhos de instalação das portas em junho de 2012.

Frota G

Outra informação que diz respeito a operação da Linha 3-Vermelha, são os trens da frota G, originalmente adquiridos para rodarem na Linha 2-Verde. Até o momento, cinco composições operam na antiga linha leste-oeste, e até o final do ano, todos os 16 trens devem ser trazidos ao pátio Itaquera para prestar serviço na linha mais carregada do sistema metroviário paulistano.

Frota G na Linha 3-Vermelha - Foto de Tiago Costa
Frota G na Linha 3-Vermelha – Foto de Tiago Costa

De acordo com a diretoria da empresa, a medida ajuda na operação, uma vez que estes trens possuem portas mais largas. Recentemente também foram habilitadas os anúncios automáticos nestas composições, que estão em implantação.

Esta troca de frotas está sendo possível com a entrada de trens modernizados em operação na Linha 2, configurados com o sistema CBTC, presente na ligação entre Vila Madalena e Vila Prudente.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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