O BRT Transbrasil, no Rio, contará com 23 km e ligará a região de Deodoro ao Centro da cidade passando pela Avenida Brasil e será totalmente entregue apenas em 2017. Porém, de acordo com o secretário de Concessões e Parcerias Público-Privadas do município, Jorge Arraes, sete quilômetros do Transbrasil, na Região Portuária, poderão ser utilizados nas Olimpíadas, em agosto. 5 dos 7km da região portuária já estão prontos.
“Alguns galpões da Cidade do Samba, na Gamboa, vão funcionar como centro de distribuição de uniformes para os Jogos Olímpicos. A pista pronta para o BRT poderá, por exemplo, servir como via expressa para a família olímpica”, destaca Arraes.
Quando as obras começaram, em 2011, o prefeito Eduardo Paes havia prometido todo o BRT para este ano. Os outros 16 km faltantes, que irá ligar Deodoro a Caju, estão com 37% das obras concluídas. De acordo com a prefeitura, o trecho entre Caju e Ramos é o mais adiantado. Já foram construídos 2,6 quilômetros de pista, feita com concreto especial.
“Sempre bato na tecla que os trabalhos ao longo da Avenida Brasil não se resumem à construção da pista para os ônibus. Além das obras de drenagem, vamos fazer passarelas e viadutos”, diz Alexandre Pinto, secretário de Obras.
Até as Olimpíadas, em agosto, não serão abertas novas frentes de trabalho. A ideia é concluir as que estão em andamento até lá.