Mobilidade Urbana

Top 10 das cidades que mais perdem tempo no trânsito

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil (27/01/2014)

Uma pesquisa feita pela empresa TomTom levantou a quantidade de tempo que as pessoas perdem por ano nos congestionamentos.

O estudo foi feito com 295 cidades de 38 países, e traz dados referentes aos anos de 2014 e 2015. O método de colhimento de dados cruzou informações de deslocamento no horário de pico, e em horários de menores movimentos nas mesmas distâncias percorridas. Esta diferença corresponde ao percentual dado em cada cidade pesquisada.

A cidade do México é a campeã neste tempo ocioso que o motorista/passageiro perde em congestionamento: 59%. Este índice mostra em porcentagem, o tempo que foi gasto a mais nos horários de rush.

O Rio de Janeiro aparece em quarto lugar no ranking mundial, e em primeiro no nacional, tendo índice de 47%. Três cidades Brasileiras aparecem no top 10 mundial. Já São Paulo, escapou por pouco do ranking global, e aparece em quarto à nível Brasil com 29%.

A empresa aponta ainda que a solução para diminuição destes cenários esta intimamente ligada a ampliação no transporte coletivo, do ônibus ao metrô/trem e que a confiabilidade no sistema pode ajudar ao munícipe a deixar o carro em casa, já que o uso demasiado do carro é o fator determinante para os grandes congestionamentos.

Ranking mundial

Cidade do México: 59%
Bangcoc: 57%
Istambul: 50%
Rio de Janeiro: 47%
Moscou: 44%
Bucareste: 43%
Salvador: 43%
Recife: 43%
Chengdu: 41%
Los Angeles: 41%

Ranking nacional

Rio de Janeiro: 47%
Salvador: 43%
Recife: 43%
Fortaleza: 33%
São Paulo: 29%
Belo Horizonte: 27%
Porto Alegre: 22%
Brasília: 19%
Curitiba: 18%

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus