Brasil

Receita em Transportes deveria ser ampliada em 50% para melhorias, diz NTU

Os investimentos em transportes públicos no Brasil, no que diz respeito a operação, estão aquém do necessário no ponto de vista de qualidade, carecendo de pelo menos 50% no valor gasto. Hoje o país arca com R$ 30 bilhões na operação dos sistemas de transporte.

Quem diz isso é a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos [NTU], entidade que reúne aproximadamente 500 viações em todo país. As informações foram reveladas pela Revista Ônibus.

A publicação cita ainda que um dos caminhos para melhorias seria o aumento de subsídios, a exemplos de Praga, na República Tcheca, onde o valor investido pelo poder público chega a 70% dos custos. Barcelona, Copenhague e Amsterdam, os subsídios chegam a 50%.

A reportagem ouviu o pesquisador do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, Carlos Henrique Carvalho. Em sua fala, o pesquisador diz que exemplos mundiais devem ser levados em consideração assim como as propostas, mas tudo deve ser de acordo com as realidades dos sistemas.

“Não é possível, simplesmente, eleger um modelo e aplicar. Deve-se adotar os princípios que vão orientar as políticas públicas. Estas definirão, de maneira equilibrada, os segmentos que atualmente não contribuem para a melhoria do transporte urbano e que devem fazer parte da divisão desses custos”, diz Carlos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus