Metrô SP

Novo túnel deve ligar linhas 2 e 4 do Metrô de SP

Quem passa pela ligação entre as estações Consolação, na Linha 2-verde, e Paulista, na Linha 4-Amarela no Metrô de São Paulo, pode imaginar o que seria se o local ganhasse pelo menos 50% a mais no volume de usuários?

Este cenário esta previsto, onde atualmente passam pela estrutura 22,5 mil passageiros por hora, e em 2019 pode chegar em 35 mil, segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni em
reportagem no jornal “O Estado de São Paulo

Novo túnel

Prevendo este aumento de pessoas, a concessionária ViaQuatro, que administra a Linha Amarela, anunciou que vai construir mais um túnel. A previsão é que o tempo de deslocamento caia de 8 minutos e 20 segundos, em média, para 4 minutos e 40 segundos.

A nova passagem ligaria o final das escadas rolantes, próximo ao contador de acessos entre os dois sistemas, até o mezanino da estação Paulista.

A obra já havia sido anunciada no ano passado, e agora a nova previsão é que a construção comece até o início do próximo ano.

De acordo ainda com o secretário, o aumento na malha metroviária, com a entrega de estações das linhas 6-Laranja, 5-Lilás e 4-Amarela devem atrair novos usuários.

O túnel seria uma alternativa na construção de uma saída para a Rua Bela Cintra.“A concessionária privada vai fazer o projeto. Eu aprovo tecnicamente, com a ajuda do Metrô, eles me apresentam os valores e podemos negociar se o pagamento vai ser em dinheiro ou ampliando o prazo da concessão (hoje de 30 anos)”, disse Pelissioni.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus