Internacional

Metrô de Chicago terá novos trens Chineses

A China estará envolvida na fabricação de materiais ferroviários para os Estados Unidos. A empresa “CSR Qingdao Sifang Locomotive & Rolling Stock”, conhecida como CSR Sifang deve fornecer trens da chamada série 7000 para o metrô de Chicago.

A Autoridade de Trânsito de Chicago (CTA) disse em um comunicado que trata-se da maior encomenda de material rodante de sua história, em um total de 846 carros (vagões) ao custo de US$ 1,3 bilhões.

chicago-china2
Projeção do novo trem do Metrô de Chicago

Para dar contado recado, uma empresa chinesa deve instalar uma unidade na cidade, assim como fez em Boston, para o fornecimento de trens para a capital do estado norte-americano de Massachusetts. A nova fábrica deve abrir 170 novos postos de trabalho e produzir estoque de peças e reposição ferroviária.

O Metrô de Chicago deve receber o primeiro trem novo, desde a década de 80. Um protótipo da série 7000 deve ser concluída em 2019, com previsão de operação para 2020, de acordo com o CTA. Nota-se uma certa cautela do governo americano entre o anúncio da compra dos trens e o início das operações.

A rede possui 360,7 quilômetros de extensão e oito linhas, com demanda diária de mais de 700 mil passageiros. Iniciou suas operações em 1892, e opera 24 horas por dia.

Metrô de Chicago atualmente
Metrô de Chicago atualmente

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus