Metrô SP

Máquina de reciclagem dá crédito no Bilhete Único na Linha 4

Foto: Digna Imagem/Clóvis Ferreira

A ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4-amarela do Metrô de São Paulo, instalou 2 máquinas de reciclagem para descarte de garrafas de plástico de 350 ml a 2,5 litros e latinhas. Os equipamentos estão nas estações Faria Lima e Pinheiros.

Os resíduos coletados irão para a ONG Vira-Lata que, desde 2001, tira da informalidade catadores que trabalhavam nas ruas ou em lixões. Para descartar as embalagens, o usuário precisa acessar o terminal da máquina e criar um perfil com nome de usuário, e-mail e senha. Cada pessoa pode fazer o descarte de até 10 embalagens por dia.

Para que o sistema de coleta funcione, é preciso que os objetos descartados tenham código de barras, para que a máquina possa fazer a contagem e atribuir os pontos que ficarão armazenados na conta do usuário. O participante poderá resgatar esses pontos para crédito no Bilhete Único quando quiser.

Uma latinha vale 15 pontos, e qualquer tamanho de garrafa plástica rende 10 pontos. A cada 20 pontos, o usuário obtém R$ 0,07 de crédito no Bilhete Único. A própria máquina executa a recarga do cartão. Já para desconto de R$ 0,27 na conta de luz são necessários 100 pontos.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus