TAV

Indonésia assina concessão para Trem de Alta Velocidade

Foi assinado uma concessão entre o Governo da Indonésia e o consórcio “Kereta Cepat Indonésia Cina” para operação de 50 anos de um serviço de trem de alta velocidade de 142 quilômetros de extensão, entre a capital Jacarta e a cidade de Bandung, passando pela segunda maior cidade do país, a Surabaya.

A previsão para início da concessão é para o final de maio de 2019, mesmo ano previsto para início das operações. Os trens não devem ultrapassar a velocidade de 250 km/h. A construção estimada em U$ 5 bilhões, deve se financiada em partes por empréstimos da China, onde o consórcio China Railway International representa 40% conglomerado de empresas.

No passado, o Japão também mostrou interesse em participar do projeto, perdendo para a China, o que na avaliação da mídia especializada trouxe acirramento entre os dois países no que diz respeito à construções de infraestrutura. A China conseguiu emplacar a parceria em setembro de 2015, por flexibilizar valores de empréstimos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus