Mobilidade Urbana

Celular e volante não combinam

Não vivemos sem eles. São responsáveis por carregar nossa agenda de contatos, acesso fácil a conta corrente e redes de relacionamento, nos dando a sensação de estar perto dos nossos amigos e familiares. Porém, a combinação do uso do celular com a condução do veículo nem sempre é tão amigável quanto aos grupos de WhatsApp, que combinam o churrasco do próximo final de semana.

De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Trafego de São Paulo (CET), infrações por uso de aparelhos no trânsito da capital paulista cresceram 22% de janeiro a novembro de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Atualmente ela representa uma das cinco multas mais aplicadas pela companhia nos últimos anos.

Mas a questão colocada no post não é meramente uma infração de trânsito. Segundo dados do Departamento de Transportes dos Estados Unido, digitar mensagem de texto ao volante aumenta em 23 vezes as chances do condutor provocar um acidente. Uma ligação aumenta o risco em seis vezes, de acordo com um estudo.

Já dados colhidos pelo seguro Dpvat, pago em caso de morte ou invalidez, são registrados cerca de 1,3 milhão de acidentes por ano relacionados ao uso do celular. Os números também mostram que 80% dos motoristas admitem que utilizam o aparelho ou outras tecnologias que geram distração enquanto dirigem.

Multa

Por outro lado, a legislação de trânsito não acompanhou a tecnologia dos aparelhos. A multa por uso do celular foi criada ná década de 90, muito antes das pessoas sonharem em mandar mensagem no WhatsApp, e a infração é considerada leve, com pagamento de R$ 85,13.

Cabe então, a discussão dos legisladores de como combinar o mundo conectado com a condução segura, em um momento que se discute redução de mortes no viário. A tecnologia faz parte do nosso cotidiano, nos ajuda em tarefas de trabalho, estudo e lazer, mas não pode ser um agravante na distração, que pode custar uma vida.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus