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Úteis e polêmicas, faixas de ônibus chegam aos 500 km em SP

Na segunda-feira, 29 de fevereiro, a cidade de São Paulo chega a marca de 500 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, com a entrega de 4,2 km de espaços, em sua maioria no centro da capital. As estruturas são compartilhadas com táxis e dão agilidade e velocidade aos coletivos.

Segundo nota da Companhia de Engenharia de Trafego (CET), a meta inicial da atual administração era entregar 150 km, mas por conta da eficiência do programa, a medida foi ampliada.

“Até 2012, a cidade possuía somente 90 km de faixas exclusivas. Seguindo a política de valorização do transporte público, a Administração vem implementando uma grande malha em todas as regiões. Num primeiro momento, a meta de implementação era de 150 km. Diante dos resultados expressivos em benefício dos usuários a programação foi ampliada e se tornou permanente” – diz nota da companhia.

Existe também um componente político nesta medida. Em 2013, depois das manifestações contra o aumento na tarifa, o poder público se deu conta da demanda sobre mobilidade. Então, as faixas foram ampliadas “com um custo irrelevante”, de acordo com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Faixa Exclusiva implantada na Rua Vergueiro
Faixa Exclusiva implantada na Rua Vergueiro

Junto com a rapidez, a exemplo da Avenida 23 de Maio, que após a implantação da estrutura, os ônibus ganharam velocidade em 46%, e até com a redução no nível de poluição, vieram as polêmicas: A mais recente é a da Avenida Giovanni Gronchi, que provou a ira de motoristas e moradores da região. Outra queixa foi por parte de comerciantes que antes tinha o privilégio de dispor de vagas em frente aos seus estabelecimentos, e depois foram suprimidas, a exemplo da estrutura da Avenida Mateo Bei, em São Mateus.

Ainda sim, a medida foi aprovada pela população. 90% dos entrevistados por uma pesquisa do Ibope em 2014, disseram ser favoráveis a ampliação do projeto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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