VLT em testes no Rio de Janeiro
VLT

Prefeitura do Rio inicia processo de expansão do VLT

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicará nesta segunda, 29, a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), que é onde as empresas são convidadas a mostrarem projetos, para a expansão do VLT da cidade. A gestão municipal quer ter os estudos concluídos até outubro e licitar as obras até o fim do ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, após participar do primeiro teste com passageiros entre a Rodoviária Novo Rio e a Cinelândia, neste domingo, 28.

“Os pré-projetos apontam uma expansão de 23 quilômetros, até a Gávea. Nosso cronograma é que toda a proposta das empresas interessadas esteja pronta até outubro. Acreditamos que é possível fazer a obra em dois anos, mas esses prazos ainda dependem da conclusão dos projetos”, explicou o coordenador municipal de Governo, Pedro Paulo, que estava com Paes.

No teste, o VLT percorreu 5 km passando por 16 das 18 estações previstas na primeira fase da operação que começará em abril. O trem trafegou a uma velocidade média de 15km/h, mas chegou a alcançar 40km/h em trechos da Zona Portuária

“Talvez, o início da tragédia de mobilidade do Rio tenha começado quando o Rio abandonou os bondes. A gente espera que o VLT seja um novo tempo na mobilidade”, disse o prefeito.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus