Trem da Alstom na Linha 5 - Foto: Rafael Narchi
Internacional

Sob protestos, Metrô de Santiago se torna o mais caro da America Latina

Imagem do trem da Linha 5 – Foto: Rafael Narchi

Após aumento na tarifa do Metrô de Santiago, ocorrido na última segunda-feira (15), uma série de protestos foram registrados na capital Chilena, com direito até a catracaço, quando manifestantes pulam os bloqueios sem pagar a passagem.

Leia também: Via Trolebus no Chile: O Metrô de Santiago

A imprensa local diz que o reajuste faz com que Santiago tenha um dos metrôs mais caros da America Latina. O novo preço praticado no horário de pico agora é de 740 pesos, o que corresponde a R$ 4,22, na conversão feita nesta quinta-feira (18). O sistema pratica tarifas deferentes nos horários de pico e de vale.

Especialistas do país ainda apontam que o reajuste não teve consulta do conselho do chamado “Transantiago”, e que novos aumentos poderiam ser registrados ainda este ano. O vice ministro dos Transportes, Cristian Bowen, disse que por lei o Estado pode alterar as taxas sem a necessidade de consultar o grupo de especialistas.  As autoridades locais afirmam que a alteração foi feita por conta de aumentos nos custos operacionais e para bancar as gratuidades.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus