A cidade de Thionville, no nordeste da França na região da Lorena, tem um projeto ambicioso: a construção de um monotrilho suspenso que ligaria a localidade até Luxemburgo.
O chamado “A31bis” atenderia a uma demanda de trabalhadores que se deslocam entre a cidade Francesa até a capital Luxemburgo para trabalho. As duas regiões estão a cerca de 36 km de distância uma da outra. De carro atualmente o trajeto é feito em 30 minutos fora do horário de pico. Com o trem este deslocamento cairia para 20 minutos.
Parte do traçado seria no canteiro central de uma rodovia que interliga as regiões, e financiadas pelos dois países. No entanto, a ideia do trem suspenso recebe críticas de outras esferas governamentais, sobretudo de Luxemburgo.
Como argumento contra, é usado o projeto TrensQuébec do Canada, onde monotrilhos suspensos ligariam cidades Canadenses, incluindo a capital Quebec, com veículos que desenvolveriam velocidades de até 300 km/h em trinta segundos. O projeto está parado.
Ainda sim, este tipo de monotrilho é usado em outras partes do mundo, como no Japão e na Alemanha. Em 2015, o país da Europa anunciou a renovação da frota dos trens (Leia mais)