Metrô SP

Estação Sé completa 38 anos

Falar em Metrô lotado é quase que impossível não lembrar da estação que interliga as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, a Sé. A importante parada localizada no coração de São Paulo recebe 600 mil pessoas todos os dias, e completa nesta quarta-feira, 17 de Fevereiro, 38 anos.

No ano de sua inauguração em 1978, o Metrô, que era administrado pelo município, passou a ser controlado pelo governo do estado, por conta da falta de recursos da prefeitura.

A Linha 1-Azul iniciou a operação comercial de Santana ao Jabaquara sem a Estação Sé. Para dar espaço a parada, foi necessário implodir o edifício Mendes Caldeira. A desapropriação custou ao Metrô 26,8 milhões de cruzeiros.

O prédio de 36 mil toneladas virou entulho em 16 de novembro de 1975, sendo a primeira vez no País que a demolição por picaretas era substituída pelo novo método de implosão. São Paulo parou para assistir o prédio desaparecer em 9 segundos.

estacao-se-renato-lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus