A prefeitura de São Paulo lançou o “Painel Mobilidade Segura”, um site que mostra as estatísticas das autuações aplicadas na capital paulista. O munícipe tem acesso, por exemplo, as multas por tipo, endereço, horário e categoria do veículo.
A administração municipal acredita que dando a luz a estas informações, os cidadãos possam se conscientizar, e que alguns dados podem desmitificar a teoria da “industria da multa”.
“A única maneira de continuar reduzindo as mortes é fazendo com que todos respeitem as leis de trânsito. Se isso acontecer o número de mortes vai cair drasticamente. Com essa divulgação acredito que vá cair o número de acidentes e mortes”, disse o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Haddad disse ainda que a arrecadação resultante das multas de trânsito é irrelevante para o orçamento público perto do que é gasto com os acidentes. A Prefeitura arrecadou com multas de trânsito em 2015, cerca de R$ 1,19 bilhão.
Os dados apresentados por ano, revelam algumas curiosidades interessantes:
– 69,11% dos veículos licenciados não receberam nenhuma multa, o que evidencia que a maioria dos motoristas não cometem infrações de trânsito;
– Das quase 12 milhões de autuações registradas em 2015, mais de 70% foram cometidas por carros. É importante lembrar que este número pode ser proporcional ao número de veículos da cidade, que já passou a casa dos 8 milhões;
– Ônibus representam 0,54% das autuações registradas em 2015;
– Mais de 70% das multas são aplicadas por radares;