Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Ciclista

Parte de ciclovias de São Paulo recebem recapeamento

O ciclista que utiliza as ciclovias de São Paulo deve ter percebido que parte das estruturas estão sendo recapeadas. De acordo com reportagem do portal UOL, desde a segunda quinzena de novembro de 2015, a Secretaria da Coordenadoria das Subprefeituras intensificou os trabalhos “devido ao período chuvoso”. Trata-se de 6% das vias para ciclistas que estão recebendo os trabalhos, dos 347 quilômetros de ciclovias.

No entanto, os trabalhos são feitos pouco tempo depois após a instalação dos equipamentos. De acordo com a coordenadora de Projetos Cicloviários da CET, Suzana Leite Nogueira, trata-se de manutenção. “O que está sendo feito é um complemento, e é permanente. E, daqui a um ano, vai ter que refazer. E, daqui a dois anos, vai ter que refazer, como todo programa de manutenção viária”, diz Suzana.

Já a Coordenadoria das Subprefeituras disse a reportagem que as ações de recapeamento “independem da instalação ou não das ciclovias”. “Ou seja, alguns serviços de readequações podem, sim, ser executados após a instalação da faixa exclusiva. Assim, podemos aferir que os serviços em execução preveem a melhoria das condições da ciclovia e também do logradouro”.

Por outro lado, o Instituto de Políticas de Transporte de Desenvolvimento (IPTD),  apontou há “falhas pontuais” nas ciclovias da capital paulista. Entre os problemas levantados pela entidade internacional estão buracos e traçados pouco lineares (leia mais)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus