Guadalajara, localizada no oeste do México, ganhou um novo sistema de trólebus desde o último dia 1º de fevereiro de 2016. A linha denominada 3 SiTren, faz parte da rede de transportes da cidade, que inclui outras duas linhas de Veículos leves sobre trilhos, com 28 estações e 24 km de extensão.
A rede de ônibus elétricos opera com 25 trólebus em 34 quilômetros entre ida e volta. Os veículos foram fabricados pela Skoda, e possuem um sistema de armazenamento de energia que da autonomia de 30 quilômetros, sem que o ônibus esteja conectado a rede elétrica. Os ônibus ainda possuem suportes para bicicletas na parte frontal.
A frequência dos veículos é de cinco minutos no horário de pico e de 12 minutos no horário de vale. O sistema tem capacidade de transportar 10 mil pessoas por dia.
Meio ambiente
A escolha do trólebus em Guadalajara foi pensada visando a redução de poluentes atmosféricos, nocivos a saúde dos habitantes. As autoridades locais estimam que a nova linha poderá reduzir a emissão de dióxido de carbono em 16,75 toneladas por semana, e 3900 toneladas por ano em comparação com o ônibus a diesel.
A linha foi instalada em uma avenida de trânsito rápido, tornando a via exclusiva para o transporte coletivo, suprimindo o acesso aos carros.