Foto: Renato Lobo
CPTM Metrô SP

Governo Estadual recua sobre sigilo de dados do Metrô e CPTM

O Governador Geraldo Alckmin recuou, e de acordo com publicação do diário oficial desta sexta-feira, 19 de fevereiro, é proibida a fixação prévia do sigilo de dados dos transportes metropolitanos, que abrange informações do Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM.

As informações agora só podem ser decretadas sigilosas, após a análise de cada caso e se for motivado por documentos que comprovem a medida.

Trata-se da terceira vez depois que o Governo Alckmin recua nos sigilos. Uma lei federal prevê a consulta de dados para fins de análise. A medida foi criticada por setores da sociedade que questionaram a motivação dos sigilos.

A administração estadual afirmava que o segredo dos dados eram, entro outros motivos, para evitar riscos na operação de sistemas e na segurança de passageiros e empregados, ou até atos de vandalismo ou outras ações criminosas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus