Internacional VLT

Extintos nos anos 50, Nova Iorque planeja volta dos bondes

A cidade de Nova Iorque planeja uma nova linha com Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para atender a uma área carente do transporte metroviário. O prefeito Bill de Blasio divulgou na semana passada que o novo sistema de “metrô leve” ligaria bairros à beira-mar, entre Brooklyn e Queens.

É orçado em US$ 2,5 bilhões, e terá cerca de 26 quilômetros passando por Astoria, Ravenswood, Long Island City, Greenpoint, Williamsburg, Downtown Brooklyn, Brooklyn Navy Yard, Dumbo, Downtown Brooklyn, Brooklyn Heights, Cobble Hill, Red hook, Gowanus e Sunset Park.

O projeto será financiado através de uma sistema que usa o excedente do aumento nos preços de imóveis ao longo da rota do VLT. A construção do bonde moderno já causa polêmica, onde parte do traçado do veículo seria misturado ao trafego local, o que na visão de alguns especialistas, causaria confrontos.

A administração pública deve ainda discutir com a sociedade a implantação do veículo, e prevê iniciar a construção em 2019, com previsão de operação para 2024.

A cidade mais populosa dos Estados Unidos extinguiu sua rede de bondes na década de 50. Atualmente existem 16 sistemas em todo os Estados Unidos, que vão desde linhas históricas, como sistema de “muni” de São Francisco até os recém-construídos, como o de Nova Jersey.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus