Colaboração de Alex Gomes
A instalação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Giovanni Gronchi trouxe uma discussão recorrente. A hipótese de que a estrutura, que beneficia o transporte coletivo, possa atrapalhar o transporte individual. Desde de que se tem notícia sobre o projeto, muitas pessoas contrárias a medida manifestaram suas opiniões, inclusive aqui no Via Trolebus.
O mesmo ocorreu com a faixa exclusiva da Avenida Mateu Bei, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, e na Avenida Lins de Vanconcelos, no Cambuci.
A respeito da estrutura no Morumbi, ela beneficia 146 mil passageiros que circulam em linhas da região. Partindo do principio de que o transporte individual motorizado leva apenas um terço de quem se desloca em São Paulo, chegamos a conclusão de que a faixa exclusiva atenderá um maior número de pessoas.
Dez linhas que passam pelo local, ligam bairros como Paraisópolis, Vila Andrade, Jardim das Belezas, Jardim Colombo, Capão Redondo, Cohab Adventista, entre outros, além de promover a ligação entre as linhas 5-Lilás e 4-Amarela do Metrô.
Movimento contra
Por outro lado, o temor de parte dos moradores é que o trânsito de carros pode estimular arrastões. “Aqui o pessoal já tem medo dos assaltos, e já tem transito sem a faixa de ônibus. Se colocar vai ser horrível e a única saída será entrar pelo ladeirão, famoso pelos assaltos”, disse o comerciante Fábio Siqueira, em entrevista a rádio Jovem Pan.
Se você concorda com a faixa exclusiva, clique aqui para assinar o abaixo-assinado