No quarto episódio do especial “Via Trolebus no Chile“, pegamos a estrada e fomos conhecer o Pacífico, em Valparaíso e Viña Del Mar. Da capital Santiago, até cidade portuária de Valparaíso são 130 Km de distância.
Sistema de Ônibus
Em ambas as cidades que fazem parte da província de Valparaíso, a grande maioria do sistema de transporte por ônibus é feito por micro-ônibus, devido as inúmeras ladeiras estreitas e ingrimes que conectam a costa até às regiões mais altas.
Funicular
Especialmente na cidade de Valparíso, e pelo mesmo motivo da existência dos micro-ônibus, os ascensores (conhecido também como funicular) fazem o papel do transporte, além de serem atração turística. São cerca de 15 “bondinhos”, que levam os moradores e viajantes para os altos dos morros, onde é possível desfrutar de uma visão privilegiada do oceano pacífico.
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Trólebus
Desde 1952 opera o sistema trólebus em Valparaíso, com uma linha de 10 km de extensão, 18 veículos, incluindo trólebus da década de 40, que inauguraram o serviço, e que estão em ótimo estado de conservação. No ano passado entraram em operação 10 veículos de procedência Suíça, fabricados em 1989. As partidas são frequentes, com cerca de 3 minutos de intervalo.
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Metrô de Valparaíso
Inaugurado em 2005 o Metrô de Valparaíso na verdade é um trem metropolitano, que conecta a cidade com Viña del Mar, Quilpué, Villa Alemana e Limache. São 35 carros na linha de 43 km de extensão e 20 estações. Parte do trajeto margeia o oceano, e todo o percurso pode ser percorrido em 55 minutos. No horário de pico, as partidas das composições são feitas em até 6 minutos.
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O Metrô de Valparaíso foi instalado sobre uma antiga ferrovia que ligava a estação Barón a El Salto, sendo a mais antiga ferroviária do hemisfério sul.
Curiosidades
Uma das curiosidades dos trens é que para o embarque ou desembarque, os passageiros devem apertar um botão para abrir as portas da composição. A tarifa é cobrada por trecho percorrido, e o sistema de bilhetagem é feito por meio de um cartão, que pode ser adquirido nas bilheterias das estações. O sistema faz a cobrança assim que o passageiro cruza o bloqueio na saída da estação, ou seja, é preciso validar tanto no embarque quanto no desembarque. Nos finais de semana e feriados são permitidos o acesso às bikes, desde que se pague por uma tarifa diferenciada.
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Expansão
Autoridades locais discutem uma eventual construção de uma segunda linha do Metrô ligando Viña del Mar às cidades de Reñaca e Concón.
Fepasa do Chile
A capital Santiago é ligada por trilhos até Valparaíso, com o transporte exclusivo de cargas, operada pela empresa Ferrocarril del Pacífico SA (FEPASA), que serve grande parte da indústria doméstica, assim como importadores e exportadores.