Imagem de Lucas Chiconi | Diurbe SP
O índice de acidentes de trânsito envolvendo ônibus caiu na cidade de São Paulo. Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes, a queda foi de 25% entre 2014 e 2015, período em que total de ocorrências passou de 100 para 75.
Já ocorrência que envolvem atropelamentos com mortes, a queda no período foi de 37%, passando de 56 pessoas mortas no ano retrasado para 35 óbitos em 2015.
Entre os fatores que explicam a redução, segundo a administração municipal, esta além da redução das velocidades máximas nas ruas, a implantação de espaços exclusivos para os coletivos. Estas estruturas englobam as faixas exclusivas, fato que contraria o que foi apontado por alguns especialistas, como indutor de ocorrências, já que os coletivos ganhariam mais velocidades nas vias destinadas ao transporte coletivo.
Em Julho de 2015 o consultor Sergio Ejzenberg, afirmou em reportagem do portal UOL, que acidentes de trânsito envolvendo ônibus estava ligada às faixas exclusivas. Na ocasião, o número de atropelamentos tinha subido 31%, entre 2013 e 2014.