Aviação Greve

Aeroviários e aeronautas entram em greve nesta quarta-feira (3)

Colaboração do leitor José Marcos | Foto de Delfim Martins (Fotos públicas)

Funcionários da aviação, que engloba pilotos e comissários, decidiram entrar em greve a partir da próxima quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a paralisação será realizada das 6h às 8h da manhã nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial que acompanhe a reposição da inflação no período de 1º de dezembro de 2014 a 1º de dezembro de 2015, ou seja, 11% de reajuste retroativo à data-base de 1º de dezembro de 2015.

“Lamentamos ter que fazer uma paralisação por tão pouco, mas a categoria não pode ficar sem a reposição da inflação. Nós contamos com o bom senso das empresas aéreas para que transtornos sejam evitados”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Adriano Castanho.

Já Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) disse em nota à imprensa que foram feitas seis propostas desde outubro de 2015, e que “buscavam atender às condições pedidas pelas entidades sindicais, mesmo em momento de retração econômica, queda significativa da demanda no transporte aéreo doméstico e forte aumento de custos de operação”.

O sindicato patronal informa que estão sendo adotadas medidas de contingência para minimizar o impacto das paralisações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus