Internacional

Milão proíbe carros até quarta, 30

A cidade de Milão, na Itália, decidiu proibir carros de circular na cidade a partir desta segunda, 28, até a próxima quarta, para conter o avanço da poluição.

A prefeitura informou que o tráfego está proibido desde as 10h (7h, em Brasília) até as 16h (13h, em Brasília), com exceção do serviço de táxi e dos carros compartilhados. Os veículos de transporte público deverão circular com velocidade máxima de 30km/h. Outras 11 cidades da região também tiveram esta medida aplicada.

Milão este ano, teve 97 dias com valores acima do permitido de partículas em suspensão PM10, enquanto o máximo previsto pela legislação local é de 35 dias por ano.

Roma, capital italiana, começou a adotar um rodízio onde hoje não podem circular carros com placas finais ímpares e amanhã as placas pares. Além disso, Roma pretende reduzir a circulação facilitando o uso do transporte público e, deste modo, o bilhete para todo o dia custará um euro e meio (normalmente, é o valor para 100 minutos).

Esta medida foi implementada também na setentrional Turim. Outras cidades italianas que fecharam seu centro urbano à circulação foram Pavia, no norte, e Frosinone, próxima à capital italiana.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus